domingo, 23 de fevereiro de 2014

Brasil: uma miragem!


Jerri Almeida
Professor e Historiador
Osório-RS

A palavra Brasil já existia antes desse território ser encontrado, achado, descoberto, invadido pelos lusitanos em 1500. Sim, entre 1351 e 1500, mapas europeus já mostravam o nome Brasil em suas variações: Bracir, Bracil, Brazille, Bersil, Braxili, Braxill, entre outros. Esses nomes, na sua generalidade, referiam-se a uma, ou várias ilhas afortunadas, esplendidas, que somente existiam nas miragens de sonhadores argonautas dos oceanos.
Após o domínio português, oficializou-se em 1516 o nome Brasil para esse território de “papagaios”. A miragem da conquista do ouro continuou nas mentes além-mar, ávidas por riqueza.
O Brasil deixou de ser, em algum momento de sua história, uma fantástica “miragem”?
Um país que gasta 7 bilhões nas obras da copa, onde se fala em investir 30 milhões em “estruturas temporárias” em torno de um estádio de futebol, mas que não possui recursos para dignificar sua educação? Certo, essas obras trarão benefícios para a população, asseveram seus defensores. O tempo dirá, mas creio, antecipadamente e com certo pessimismo, tratar-se somente de mais uma miragem. 
O Brasil, nos tempos modernos, continua fazendo justiça ao sentido de seu nome original e simbólico: “ilha dos sonhos, da fantasia, terra da bem-aventurança”. O seu esplendor é visivelmente percebido por algumas empreiteiras, multinacionais e, é claro, por uma classe política parasitária do poder e de suas benesses, sem esquecermos os funcionários da burocracia estatal, com seus vultosos salários, entre outros.
Enquanto isso, milhares de alunos e professores vivem não de miragem, mas da realidade perversa e infame das escolas desestruturadas, material e intelectualmente, para cumprirem somente sua função de educar. À semelhança dos argonautas do passado, os burocratas do presente se distanciam, cada vez mais, do mundo real. Seus discursos já não convencem mais os angustiados do cotidiano.
Ora, mas para que se preocupar com tudo isso, o carnaval está chegando, depois, finalmente, poderemos torcer pelo “Brasil”, é a copa! Assim vamos levando nossas vidas ou talvez, estejamos somente a ver miragens, que rapidamente se diluem.
Afinal, os números mostram que o Brasil melhorou, pois há menos pobreza, menos analfabetismo, menos violência, tudo isso, naturalmente, em função da competência do estado em gerir bem os recursos públicos. Não aguentamos mais a utopia dos números vazios e dos encantos de medusa que petrificam a inteligência do povo.
A educação nunca deixou de ser um discurso, e somente isso! Os professores brasileiros, que para sobreviverem necessitam trabalhar 60 horas durante a semana, que aos fins de semana corrigem avalições e planejam suas atividades, que tiram xerox para os alunos com o seu dinheiro, que compram a rifa da escola, que vivem reféns do tempo e da burocracia burra dos burocratas, sabem bem disso! Para esses, o Brasil não é uma miragem.
Onde ficaram o sonho de mudança, as ideologias, o otimismo de que esse ou aquele partido..., os jovens, os intelectuais, o povo, os anarquistas, direitistas, sindicalistas, liberalistas, comunistas, centristas?

De utopias o Brasil já está cheio. De miragens, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário